A importância da qualificação profissional para professores e educadores

Para melhorar a qualidade da educação e otimizar resultados é preciso, ao mesmo tempo, investir na qualificação profissional para professores e educadores.

Os bons resultados e a satisfação com o trabalho dependem desse investimento, pois o mercado atual está cada vez mais seletivo.

Quer saber como dar um upgrade em sua carreira educacional? Há várias alternativas para isso. Leia e descubra mais!

A importância de uma boa qualificação

Lee Sing Kong, diretor do Instituto Nacional de Educação de Singapura, em entrevista à revista Nova Escola, contou sobre a necessidade de se investir no professor e como isso pôde melhorar a qualidade de ensino no país. Lá a Educação não é mais encarada como custo, mas como investimento prioritário, afirmou o diretor.

É interessante focar que o primeiro passo para o progresso da educação em Singapura foi a valorização do professor, ou seja, o aprimoramento profissional.

Quando um educador desenvolve e aperfeiçoa suas habilidades profissionais, a autoestima do especialista é reforçada. Isso faz ele se sentir capaz de realizar o seu trabalho com sucesso, o que contribui tanto para o desenvolvimento pessoal, como para o crescimento da instituição.

E então? Gostaria de saber como investir na em sua qualificação profissional? Veja as dicas que selecionamos para você e cresça cada vez mais!

A influência de pós-graduações

Sempre há no mercado profissionalizante opções de pós-graduações de qualidade e que são semipresenciais. Nesse contexto, você pode aperfeiçoar-se em várias áreas como:

  • Inclusão — para atuar no atendimento de alunos especiais é necessário uma formação extra com ênfase no respeito às diversidades apresentadas e vivenciadas no meio escolar.
  • Pedagogia — promover o treinamento do professor em novas práticas de ensino e alfabetização para aprimorar o seu desempenho na dinâmica escolar de aprendizagem;
  • Pesquisa — desenvolver uma pesquisa é sempre uma forma de aprendizado e de atualização no ramo educacional;
  • Interdisciplinaridade: o trabalho interdisciplinar no processo educacional é fundamental para uma quebra de barreiras na aprendizagem. Cada vez mais, as escolas tornam-se adeptas dessa nova proposta em sala de aula,  pois o trabalho interdisciplinar é algo inovador e importante para o aprendizado

Há diversos ramos a serem pesquisados na pós-graduação voltada à qualificação profissional para professores e educadores. O importante é selecionar qual a sua maior necessidade e estudar para intensificar, inclusive, o próprio currículo.

O interesse nas novidades da área

Estar atento às novidades do mundo atual é pré-requisito para muitas profissões; mas, principalmente na educação, onde a clientela sempre estará em mudança.

A realidade dos alunos de cinco anos atrás não é a mesma de hoje. E nós, professores, não podemos deixar que o tempo nos vença. Técnicas de didática precisam ser adaptadas a esse público, de modo a oferecer um diferencial para o seu futuro.

A tecnologia é outro ponto que merece atenção. É importante não ter resistência às novas formas de comunicação disponíveis. E, adaptar-se a elas é essencial.

Além disso, compreender as transformações do mundo e criar dinâmicas para produzir conhecimento  é fundamental para um novo perfil de jovens, cujo estilo de comunicação é baseado no processamento rápido de informações.

O valor do aprendizado de novos idiomas

O aprendizado de novos idiomas também amplia sua visão de mundo, além de exercitar a cognição e proporcionar o acesso à informações que antes, você não teria. 

O domínio de uma segunda ou terceira Língua é capaz de tornar qualquer profissional indispensável e mais valorizado na área educacional. Portanto, invista nisso e tenha mais um diferencial na sua carreira.

A  necessidade de aproveitar as oportunidades oferecidas

O aperfeiçoamento, por vezes, passa pela nossa frente e, nem sempre o enxergamos. Mas, é importante não perder certas oportunidades. Existem empresas e instituições que oferecem cursos para a qualificação dos professores e esse é o momento de buscar a evolução profissional.

Aproveite os cursos semi-presenciais disponíveis. Eles auxiliam no crescimento da carreira e oferecem fácil acesso ao conhecimento, além de ferramentas didáticas relevantes para a sala de aula.

Então não perca a oportunidade de investir em si mesmo e aperfeiçoar o potencial que tem para atuar na área educacional.

E, agora? Esse texto ajudou você a compreender a importância da qualificação profissional para professores e educadores? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude aos seus amigos a investirem na carreira profissional!

 

1 Comentários

  1. Alinesays:

    Boa noite .
    Estou terminando a graduação em enfermagem, poderia cursar a pós graduação , para poder dar aulas para nível médio e técnico , poderia me tirar essa dúvida obrigado .

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"