Aliando a Pedagogia às outras áreas do conhecimento: como ser um educador melhor?

Lecionar: uma das tarefas mais gratificantes quando o assunto é transmitir conhecimento a crianças, jovens e adultos.

No entanto, mais importante que dominar um conteúdo é saber transmiti-lo através de novas abordagens, técnicas inovadoras e metodologias de ensino mais eficientes. E isso é essencial para uma prática pedagógica diferenciada.

Mas, qual é o conceito de pedagogia? Quais os benefícios das práticas pedagógicas para o ensino e para outras áreas do conhecimento? Tentando responder a essa questão, listamos algumas sugestões de como ser um educador melhor.  Vamos lá!

De onde vem a palavra pedagogia?

A palavra pedagogia é a união de dois radicais gregos: “paidos”, que significa criança e “agoge”, que quer dizer conduzir. Ou seja, a pedagogia trata de princípios e métodos de ensino para a condução da criança no ambiente escolar.

Como o professor carrega em si a intenção primeira de transmitir informações a seus alunos, transformando-as em conhecimento, isso pode ser feito de diversas formas.

Assim, a pedagogia se torna um conjunto de medidas instrumentais e didáticas que podem ser usadas em diversos níveis de trabalho – desde a educação infantil até o ensino superior.

Como otimizar a prática pedagógica?

Na sala de aula, as práticas pedagógicas são inseridas à partir da dupla currículo-ensino. Esse é um dos métodos mais eficazes para o cumprimento das metas escolares, pois permite a otimização do objetivo da pedagogia: ir além da aprendizagem do conteúdo. Isto é, perpassar esse limite e influenciar no comportamento e na vida acadêmica dos educandos.

Logo, torna-se fundamental a aquisição de novos conhecimentos que sinalizem com a otimização da prática pedagógica. Conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de inúmeras habilidades fundamentais e que ajudem o profissional a ser um educador melhor. 

E, dentre os resultados mais importantes estão a melhoria no relacionamento entre aluno-professor e aluno-colegas, bem como a facilidade para integrar as metodologias de ensino com a sedimentação de valores pessoais, como disciplina e responsabilidade, por exemplo.

Quais as principais áreas de atuação?

Além de compreender os sistemas, os métodos de ensino e os processos de aprendizagem para alunos de diversos níveis escolares, o pedagogo também pode atuar na área administrativa em vários segmentos da gestão escolar.

Sendo assim, ele pode gerenciar instituições de ensino, acompanhar, orientar e avaliar o desempenho de professores, principalmente. Sua formação permite ainda elaborar materiais didáticos e ministrar aulas para crianças e adultos com necessidades especiais.

O profissional da pedagogia pode também desenvolver projetos educacionais para empresas privadas e organizações não governamentais, além de atuar em processos educacionais de crianças e jovens internados em hospitais.

Que tipos de ferramentas podem ser exploradas?

Ao mesclar conhecimentos da pedagogia com a tecnologia, o educador pode utilizar diferentes maneiras para transformar as aulas em algo criativo, inovador e atraente.

Pode-se também explorar os recursos dos dispositivos móveis e utilizar programas com conteúdos pedagógicos interessantes para uma aprendizagem de forma lúdica e divertida. 

Entretanto, a linguagem precisa ser acessível ao aluno e contribuir, de modo positivo, para a troca de ideias e vivências. Para isso, os termos científicos deverão ser substituídos por um linguajar mais didático, atrativo e moderno.

Agora que você já sabe como ser um educador melhor e exercer uma prática pedagógica diferenciada, que tal  deixar um comentário neste post? Estamos à disposição! 

1 Comentários

  1. Alinnysays:

    Qual a duração de pedagogia?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"