Como conciliar os estudos com a rotina de professor em São Paulo?

Em meio à rotina acelerada, você sente que não está tendo tempo para aprimorar seus estudos e avançar na carreira de professor?

É evidente que aliar os cuidados com a família aos estudos é um grande desafio, especialmente para quem vive em uma cidade grande, como São Paulo — é uma tarefa que exige dedicação e muito esforço, mas não é impossível.

No post de hoje vamos mostrar como conciliar os estudos com a rotina de professor em São Paulo, além de mostrar alguns cursos interessantes para quem se encaixa nesse perfil. Confira!

Quais são as modalidades de curso?

Aliar uma pós-graduação à rotina de professor e à vida pessoal não é tarefa fácil. E, para que isso dê certo, é importante que você tenha em mente quais são seus objetivos e qual modalidade é a mais interessante para você no atual momento de sua vida.

Felizmente, o curso presencial já não é a única opção para quem precisa fazer uma pós ou extensão. Existem outras modalidades interessantes para quem tem uma rotina de professor e precisa dar o próximo passo na carreira. Confira, a seguir, e veja qual se encaixa para você.

Curso presencial

Essa modalidade você já conhece. Os cursos presenciais são realizados na própria faculdade ou instituição de ensino, contabilizam presença e promovem as demais atividades presencialmente, por isso, exigem planejamento financeiro.

Realizar uma pós ou extensão presencial vai exigir que você se desloque para a escola, por isso, é necessário também analisar se essa logística se encaixa em sua rotina.

A principal vantagem do curso presencial, no entanto, é a possibilidade de estar em um ambiente acadêmico, trocar ideias com os professores e colegas e participar ativamente da comunidade acadêmica. Isso é um fator importante na hora de considerar o conhecimento que você vai adquirir ao longo do estudo.

Cursos a distância

A principal característica dos cursos a distância (EAD) são as aulas e o material de estudo disponíveis no ambiente on-line. Isso significa que o aluno não precisa se deslocar para fazer o curso; basta estar em um local com computador e um bom acesso à Internet.

Geralmente, existe uma plataforma de ensino que contabiliza a presença do aluno e oferece todo o material necessário: videoaulas, textos, indicação bibliográfica, podcast, exercícios etc.

Alguns cursos realizam provas e seminários mensais ou semestrais presencialmente, o que exige organização antecipada do aluno.

Certamente, a principal vantagem dos cursos a distância é a liberdade para escolher os dias e horários em que vai assistir às aulas e fazer os trabalhos e exercícios. É uma ótima opção para quem não tem condições de se deslocar até a faculdade antes ou depois do trabalho e precisa de autonomia para organizar a própria agenda de estudos. No entanto, é preciso muita organização e foco para não perder o ritmo e a motivação nos estudos.

Os cursos EAD também são mais acessíveis do que os presenciais, uma vez que não exigem grande estrutura física com equipamentos e funcionários.

Cursos semipresenciais

Os cursos semipresenciais são uma mistura das principais características das modalidades que falamos anteriormente. Eles apresentam mais autonomia do que o curso a distância e mais flexibilidade em relação ao presencial.

Além disso, nos cursos semipresenciais, ainda existe a possibilidade de manter contato com professores e outros estudantes, o que facilita a conservação da motivação e a troca de ideias.

Mas o ponto-chave que precisa ser considerado nessa modalidade é o deslocamento, pois existirão encontros presenciais, como aulas, palestras e fóruns de discussão. Durante os encontros, devem existir tutores para auxiliar os alunos, e as avaliações também devem ser presenciais, de acordo com especificações do Ministério da Educação.

Como conciliar estudos e a rotina de professor?

Depois de escolher a modalidade que mais se encaixa em seu perfil e disponibilidade, é importante saber como conciliar esse curso com sua rotina de professor. Como dissemos, não é impossível, mas vai exigir organização e foco. Quer saber mais? Confira, a seguir, algumas dicas. Veja!

Estabeleça prioridades

O primeiro passo é separar suas obrigações e tarefas em ordem de prioridade. Você pode montar listas, planilhas ou agendas, mas o mais importante é separar o que é importante em um determinado momento e aquilo que não é.

Se o curso semipresencial ou a distância for prioridade em um período de tempo, você não pode deixar que outras tarefas menos importantes o impeçam de dar a devida atenção a ele. Por isso, divida seu tempo, de modo que possa dedicar-se a esse estudo com afinco e fazer valer seu tempo e dinheiro.

Faça um cronograma

Uma boa forma para organizar seu tempo e suas prioridades é montar um cronograma. Ele pode ser semanal ou mensal, mas suas obrigações e entregas devem estar visíveis a todo momento para que você não perca o foco.

É interessante tentar separar ao menos duas horas por dia para dedicar-se ao estudo, às aulas e às tarefas do curso. Entretanto, cada pessoa deve separar seu tempo de acordo com sua própria rotina e necessidades.

Não desperdice tempo

Ao definir prioridades e os momentos certos para dedicar-se a elas, fica mais fácil dizer não para o que não é tão importante.

Por isso, mantenha sempre o foco e evite distrações em momentos inadequados, que poderiam ser mais bem aproveitados para o estudo.

Separe tempo para família e lazer

Em meio a estudos e trabalho, lembre-se de não deixar de lado as pessoas que importam para você e as atividades que mais gosta de fazer.

Assim, separe um tempo no final de semana e nas horas vagas para passear com a família, cuidar de seu animal de estimação, praticar exercícios físicos ou um hobby. Isso ajuda a recarregar as energias para voltar a dedicar-se ao seu desenvolvimento profissional e ao trabalho na escola.

Agora você já sabe que conciliar os estudos com a rotina de professor não é uma tarefa impossível, mas vai exigir foco e organização. Entretanto, o desenvolvimento profissional vai valer todo o esforço despendido no curso.

Quer saber mais sobre cursos de pós-graduação para professores? Entre em contato conosco e confira como desenvolver sua carreira de acordo com suas necessidades.

1 Comentários

  1. Rosangelasays:

    Quais cursos são oferecidos de pós

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"