Como elaborar um plano de aula de sucesso em 3 passos

Todo educador reflete a respeito de seus métodos pedagógicos. Afinal, como atrair a atenção dos alunos e fazer com que eles se interessem, espontaneamente, pelos conteúdos apresentados?

São muitos os fatores que interferem nas possíveis respostas para essas questões. Elaborar um plano de aula efetivo, certamente, está entre eles. Contudo, é possível incluir os estudantes nos conteúdos abordados com um bom planejamento? A resposta é: sim!

Continue a leitura para conferir 3 dicas sobre como elaborar um plano de aula eficaz e tenha sucesso nas suas classes!

1. Organize-se

Parece uma recomendação ingênua, mas não é! Montar um plano envolve organização e estratégia, certo? Portanto, dedique-se a fazer anotações pertinentes à aula em questão. Escreva, em um caderno, fatores como:

  • tempo de duração;
  • ordem dentro do cronograma (bimestre, semestre etc.);
  • objetivos gerais e específicos pretendidos;
  • conteúdo a ser trabalhado;
  • forma como ele será explorado;
  • bibliografia utilizada e/ou sugerida;
  • recursos (tecnológicos ou não) necessários;
  • maneiras de avaliar o que foi apresentado.

​Dividindo os tópicos, você terá uma maior clareza estrutural em relação à classe. Aos poucos, será possível, na própria elaboração, ter novas ideias ligadas a cada um dos elementos.

Fazer essa medida é extremamente útil caso você coordene muitos conteúdos distintos ao mesmo tempo. Com o tempo, ter tudo isso documentado também ajudará na autoavaliação.

Outra vantagem é já possuir uma base para quando surgir a necessidade de trabalhar com o mesmo tema novamente. Afinal, será incrível poder revisar e aprimorar os métodos que você utilizou.

2. Utilize a criatividade

Embora os registros sirvam como guias, não é recomendado que você se prenda a eles. A flexibilidade é um requisito muito importante, não só dentro como fora de sala.

Sendo assim, prepare alternativas para seus planos. Se algo não der certo, tenha uma carta na manga para contornar a situação e expor o que você deseja com eficácia.

Ter criatividade para elaborar uma aula é incluir metodologias diferenciadas, que saiam do clichê expositivo. Por isso, experimente mesclar alguns componentes não tão tradicionais:

  • passe um filme ou documentário sempre que achar viável;
  • estimule o debate saudável e construtivo entre os alunos;
  • faça o uso contextual da tecnologia;
  • proponha atividades práticas, sejam elas individuais ou em grupo;
  • faça pequenas pausas no assunto principal para falar sobre temáticas descontraídas ou relatar curiosidades;
  • aposte na interdisciplinaridade;
  • use aspectos lúdicos, como pequenos jogos e dinâmicas, para levar à reflexão.

3. Coloque-se no lugar do aluno

Antes de decidir como estruturar determinado conteúdo, pense em como você gostaria que aquele assunto fosse apresentado a você.

Fazer esse exercício constantemente ajuda a escolher quais das estratégias listadas acima usar. Você precisa, é claro, conhecer bem seus alunos, além de saber quais objetivos eles têm com o curso em questão.

Dessa forma, será possível escolher as melhores variações para aplicar no roteiro de aulas, fazendo com que elas não fiquem maçantes e se ajustem às necessidades dos discentes.

Saber como elaborar um plano de aula está intimamente ligado ao quanto você se atualiza enquanto docente. Não deixe de buscar por inovações e aprimoramentos!

Quer receber outras dicas e novidades diretamente em seu e-mail? Assine a nossa newsletter!

2 Comentários

  1. Adriana Passoni Gonçalvessays:

    Trabalho como coordenadora em uma Cei conveniada com a prefeitura gostaria de fazer pós graduação mas estou em dúvidas do que fazer vcs poderiam mandar algo em relação a algum curso que tenha a ver com meu cargo

    • Instituto Educacional de Qualificação Profissionalsays:

      Já deu uma olhada em nosso site http://www.ieqp.com.br verifique os cursos que sejam do seu interesse e entre em contato para tirar suas dívidas.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"