Como prender a atenção do aluno em sala de aula?

Num mundo ideal, lecionar deveria ser uma troca contínua de ideias entre docentes e discentes. No mundo real, porém, esse fluxo é menos contínuo. Os estudantes se distraem facilmente e os professores passam boa parte da aula tentando despertar o interesse da turma e canalizar sua atenção para a matéria ensinada. Essa dinâmica é familiar para você? Então, que tal conhecer algumas técnicas de como prender a atenção do aluno em sala de aula?

Sabemos que todo professor tem suas maneiras de lidar com os pupilos e de incentivar sua concentração e dedicação. Contudo, é sempre bom ter na manga novas estratégias.

Sendo assim, nós te convidamos a acompanhar algumas dicas e a conhecer novas abordagens para cativar seus alunos. Vamos lá?

Interrompa o fluxo de distração

Para o ser humano, qualquer coisa pode servir de distração: uma piada, um barulho, uma risada, uma notificação no celular ou um comentário feito pelo colega. E uma vez que o ciclo de conversas paralelas está estabelecido, a tendência é permanecer assim. Por isso, é preciso achar uma forma de interromper esse ciclo, impedindo que ele vire o padrão.

Como? Da forma mais criativa possível! Cantarolar uma canção, repetir um verso de um poema que destoe do que você estava ensinando, dar um pulo, correr pela sala — tudo vale para quebrar o fluxo da dispersão. Enquanto seus alunos estiverem tentando entender o que aconteceu, é seu momento de resgatar sua atenção.

Faça da tecnologia uma aliada

Smartphones chegaram para ficar. Por que lutar contra essa tendência se você pode empregá-la para tornar sua aula mais interessante? Canalize a atração que esses dispositivos exercem sobre crianças e adolescentes para atividades educativas, mas tenha em mente que eles representam uma metodologia de passar conteúdo e não um objetivo final.

A utilização da tecnologia precisa obedecer a um propósito. Por exemplo, estamos aprendendo sobre a Revolução Francesa. Por que não promover quizzes e desafios pelo Whatsapp para respondê-los em sala de aula?

Priorize questionamentos 

Faça com que seus alunos aprendam a refletir. Na hora da conversa paralela, lance questionamentos que exijam reflexão! Lembre-se de que questionamentos são muito mais efetivos na comunicação de uma ideia do que afirmações, especialmente quando o assunto é abstrato e não tem uma aplicação imediata no dia a dia do estudante.

Seja democrático e deixe-os escolher entre atividades e opções de projetos de pesquisa. Permita que eles construam seu conhecimento em vez de entregar todas as respostas prontas. O aluno precisa tomar uma postura ativa e não passiva em sua aprendizagem.

Invista em saídas de campo 

Priorize projetos em que os alunos poderão aplicar o que aprenderam. Uma visita ao museu, ao cinema, uma saída de campo, uma dinâmica de grupo no jardim da escola, por exemplo, são ótimas maneiras de engajá-los a associar conceitos teóricos e assuntos remotos com situações e objetos concretos.

Para que uma aula, um bimestre ou uma disciplina flua bem, é preciso que professores e alunos estejam engajados e se dediquem a evoluir e a se adaptar. Sempre que você estiver matutando sobre como prender a atenção do aluno em sala de aula, lembre-se de ser criativo e democrático e de compartilhar com eles a responsabilidade por seu aprendizado.

Nossas dicas serviram de inspiração para sua prática diária? Que bom! Assine, então, a nossa newsletter e acompanhe outras publicações e novidades!

5 Comentários

  1. Natércia do Carmo Lopessays:

    Texto bem explicativo!

    • Instituto Educacional de Qualificação Profissionalsays:

      Que bom que gostou professora, inscreva-se para receber notificação de novos artigos do blog, Já deu uma olhada em nosso material gratuito?

  2. Instituto Educacional de Qualificação Profissionalsays:

    Que bom que gostou professora! Obrigado por seu comentário 🙂

  3. Janayne Cunhasays:

    Muito importante essas dicas.

    • Instituto Educacional de Qualificação Profissionalsays:

      Que bom que gostou professora, inscreva-se para receber notificação de novos artigos do blog, Já deu uma olhada em nosso material gratuito?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"