Curso de libras em SP: entenda por que investir nessa qualificação

Você, professor, alguma vez já procurou por um curso de libras em SP? Muitos acabam até desistindo da busca por não encontrarem algo que realmente lhes ofereça a capacitação necessária.

A carreira de professor traz diversas surpresas e uma delas é a possibilidade de deparar-se com alunos que têm necessidades especiais. A forma que esse profissional lidará com esses alunos faz toda a diferença para o seu desenvolvimento.

Vamos pensar em uma criança com perda auditiva. Para que ela realmente consiga atingir níveis de desenvolvimento similares aos dos colegas com audição normal, algumas medidas inclusivas por parte do professor se fazem necessárias. Talvez a primeira delas seja aprender Libras.

Por que aprender Libras?

Segundo dados do IBGE, o Brasil conta hoje com 5,7 milhões de pessoas que possuem algum grau de perda auditiva, dos quais 1,1 milhão são totalmente surdas.

Muita gente, concorda? Portanto, as chances de ter que lidar com algum aluno que tenha o problema não são pequenas. Nesse caso, pense em sua responsabilidade de contribuir para a inclusão dessa criança.

Além disso, a Linguagem Brasileira de Sinais — Libras — surgiu quando ainda éramos uma colônia portuguesa, com a chegada do conde francês Ernest Huet. Desde então, ela difundiu-se em nosso país e hoje é o meio de comunicação mais usado pelas pessoas que possuem alguma perda auditiva.

Entretanto, isso não significa que todo professor deve ser fluente em Libras. O ideal é recorrer a cursos que ofereçam uma capacitação acadêmica para transmitir conhecimentos a esses alunos.

Um professor com conhecimentos em Libras é diferente de um intérprete, por exemplo. Isso porque a abordagem para profissionais da educação ocorre sob um aspecto mais didático que funcional.

Se você é professor e entende essa necessidade, continue lendo este texto. Preparamos algumas dicas para você não errar na escolha do curso de Libras.

1. Busque referências sobre a escola

Como dissemos, um curso simples de alfabetização em Libras pode não ser necessariamente o que um educador precisa para ajudar aos alunos com perda auditiva.

Por isso, não basta buscar qualquer escola que ofereça a alfabetização no idioma e correr para fazer a matrícula. O ideal seria buscar uma pós-graduação na área, que tenha toda a bagagem necessária para realmente saber como agir nessa situação.

Um curso nesse modelo proporciona o aprendizado da didática e também sobre os aspectos biológicos e legais referentes à surdez. Dessa forma, é possível entender mais a fundo a problemática e tomar as medidas necessárias.

Por isso, buscar referências sobre a escola é de suma importância. Verifique qual o conteúdo programático do curso e as certificações oferecidas para quem o conclui. Convém também pesquisar sobre a reputação da instituição.

2. Avalie o custo X benefício

Escolher a escola mais barata nem sempre é a melhor opção. Isso porque não se pode abrir mão da qualidade por causa do preço. Um bom curso deve oferecer o melhor custo-benefício ao aluno.

Portanto, antes de descartar a possibilidade de estudar em determinada escola por acreditar que o valor é muito alto, pesquise sobre os benefícios que vêm no pacote do curso e pense se não vale a pena.

Um bom curso é aquele que permite ao professor sair realmente capacitado para lidar com esse público. Se perceber que esse não é o objetivo do curso que você está pesquisando, busque outras opções.

Também é por isso que não basta simplesmente alfabetizar-se na linguagem.

3. Busque referências com quem já fez o curso

Pesquisar a reputação da instituição é importante, mas nada como falar com pessoas que frequentaram de fato o curso que você pretende fazer. Isso permite ter acesso a uma visão mais humanizada do conteúdo estudado.

Converse com pessoas que já se formaram na instituição (ou mesmo que ainda estão cursando) e pergunte a elas o que acham do curso e de que forma sentem que ele ajuda na prática da sua profissão.  

Sendo assim, você consegue ter uma ideia melhor dos resultados na vida de pessoas “reais” como você.

4. Busque orientação profissional

Se você ainda está em dúvida sobre qual é exatamente o curso que deveria fazer, converse com profissionais experientes no assunto. Você pode falar com o diretor da instituição na qual você trabalha, psicólogos e médicos relacionados ao tema.

Entenda que o intercâmbio de informações com esses profissionais especializados ajuda a entender melhor a realidade das pessoas que convivem com a deficiência auditiva.

Sendo assim, analisar o curso e verificar se ele realmente oferece o suporte necessário para desenvolver um olhar de maior proximidade para com essas pessoas se torna mais fácil.

Você precisa entender parte do que deve esperar do aprendizado para, então, analisar se as instituições que tem pesquisado oferecem o que você precisa.

Esse é um passo importantíssimo para escolher com consciência e responsabilidade. Afinal, se você não sabe exatamente quais habilidades precisa desenvolver para promover a inclusão de alunos com perda auditiva, a partir da linguagem de Libras, como poderá definir se determinado curso é ou não adequado?

5. Leve em conta seus objetivos profissionais

Pode ser que você esteja se perguntando por que escolher uma pós-graduação na área, mas a resposta reside em seus próprios objetivos profissionais. Professores que desejam construir uma carreira de sucesso em escolas públicas podem se beneficiar desses cursos.

Isso porque a carreira pública exige atualizações constantes, e por que não se atualizar em um tema que faz parte da realidade que vivemos nas escolas de nosso país?

O desejo de construir uma carreira mais sólida e duradoura nessa área é o que deve mover sua atitude de buscar cursos superiores com conteúdos mais abrangentes. Não basta entender e se comunicar na linguagem de Libras.

Uma carreira em escola pública demanda algo maior do que isso: é por essa razão que priorizar os cursos de pós-graduação na hora de escolher faz toda a diferença.

 

E então? Este post fez você sentir-se mais animado a começar agora mesmo uma pesquisa sobre instituições que ofereçam curso de Libras em SP? Clique aqui e saiba mais sobre o nosso curso.

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"