Educadores inspiradores: 4 filmes que todo professor deveria assistir

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup em parceria com a Purdue University, constatou-se que as pessoas que tiveram o privilégio de ter um professor especial tendem a ser mais satisfeitas na vida pessoal e, naturalmente, na carreira.

Os dados dessa pesquisa deixam evidente que o melhor professor não é aquele que fica a aula inteira focado no conteúdo da sua disciplina, seguindo à risca os capítulos do livro, mas o que inspira seus alunos a serem as melhores pessoas que eles podem ser. Não acredita? Pare e pense: Quem foi o professor mais importante na sua trajetória acadêmica?

Consegue distinguir a diferença entre os dois tipos de educadores agora? Então confira a seguir alguns filmes sobre professores e inspire-se para ser sua melhor versão para os alunos também!

1. Sociedade dos Poetas Mortos

É provável que você já tenha ouvido a frase célebre: “Oh Captain! My Captain!”, não é mesmo? A frase de autoria de Walt Whitman é proferida pelo personagem John Keating — professor de inglês e literatura da rígida academia Welton — na abertura de sua primeira aula.

Em um primeiro momento, essa apresentação pouco convencional do professor assusta os alunos. No entanto, com o decorrer das aulas, o educador começa a encantar os alunos com a literatura e a estimulá-los a perseguir seus sonhos e suas vocações, transformando-os em pensadores livres.

2. Como estrelas na terra, toda criança é especial

Esse filme, lançado em 2007 e dirigido por Amir Khan, aborda a trajetória escolar e o cotidiano familiar conturbado de Ishaan — um menino que possui dificuldade com a leitura e a escrita — que acaba sendo enviado para um internato pelo pai, que já não tem mais paciência com seu baixo desempenho.

Contudo, no momento em que chega o dedicado Nikumbh — professor substituto de artes —, as coisas começam a mudar na vida do garoto. O professor descobre o que nenhuma outra pessoa foi capaz de descobrir e estabelece uma relação com Ishaan, resgatando-o da depressão.

Essa obra cinematográfica mostra como as práticas educativas de um professor influenciam diretamente a aprendizagem do educando e oferece uma reflexão sobre padrões inflexíveis e convencionais de ensino, que, por vezes, não consideram a dificuldade dos alunos e a subjetividade da aquisição de conhecimentos.

3. Preciosa – Uma história de esperança

Lançado em 2009, esse filme retrata a história de Claireece Precious Jones, uma adolescente semianalfabeta de 16 anos, obesa e negra que, além de sofrer violência física e psicológica de sua mãe, é abusada sexualmente pelo pai.

Embora o filme tenha como tema principal os abusos a que a garota era submetida, ele sinaliza a importância da cultura e da educação como base para que uma pessoa se sinta verdadeiramente inserida na sociedade e, acima de tudo, mostra como o professor pode ser um agente transformador na vida de alunos com históricos problemáticos.

4. Coach Carter – Treino para a vida

Esse filme aborda o retorno de Ken Carter à sua antiga escola em Richmond, Califórnia, como técnico do time de basquete. Com a função de colocar os jogadores em forma, Carter determina regras e impõe um regime em que os alunos que desejam participar do time da escola devam assinar um contrato que inclui: comportamento respeitoso, boas notas e modo adequado de se vestir.

Apesar da resistência inicial ao contrato, a equipe cede e, sob o comando de Carter, começa a se tornar imbatível. No entanto, quando as notas dos jogadores começam a baixar, a sequência de vitórias é interrompida pelo próprio técnico, que decide fechar o ginásio e suspender a participação do time no campeonato até que as notas voltem a subir.

Embora essa atitude do treinador acabe contrariando toda a comunidade, o desempenho dos jogadores melhora, demonstrando que desafiar e acreditar no potencial dos alunos faz com que eles se sintam motivados a ir além das suas limitações.

Então, já assistiu a algum desses filmes sobre professores? Com certeza, um deles motivará você ainda mais. Para ter acesso a outros conteúdos como este, não deixe de nos seguir no Facebook!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"