Saiba como envolver os pais no aprendizado infantil

Quando o assunto é desenvolver as crianças e focar no aprendizado infantil, não há como fugir: a escola e os pais são os principais responsáveis. Por melhor que um dos lados funcione, os resultados são muito mais eficientes quando eles trabalham de forma conjunta.

Ainda assim, fazer com que eles caminhem juntos pode ser um verdadeiro desafio — ainda mais em um mundo cada vez mais corrido. Por isso, levantamos neste post algumas maneiras eficientes de envolver os pais nesse sentido. 

Ficou curioso? Então continue a leitura!

Agende reuniões de tempos em tempos

As reuniões na escola não são nenhuma novidade, mas é muito importante engajar os pais nessa rotina pedagógica. Para isso, torne o momento rico em informações e faça com que eles sintam que perdem muito quando não participam.

Além do tradicional report, uma boa medida é criar uma data fixa para que os pais possam pontuar o que considerarem necessário e andarem ainda mais próximos da instituição de ensino.

Realize eventos familiares

Trazer os pais e as famílias para a escola é outro ponto importante — e os eventos representam uma oportunidade incrível! Portanto, tenha feiras de livro, festas sazonais, confraternizações familiares e aproveite as datas festivas.

Essa é uma ótima maneira de reunir a todos em um mesmo ambiente, aproximar professores dos pais e fazer com que eles entendam a rotina dos filhos. Isso sem contar que os pequenos costumam adorar mostrar tudo!

Faça com que participem das tarefas para casa

As tarefas para casa também podem servir como aproximação dos pais, pois algumas delas devem ser feitas com a ajuda ou supervisão deles. Seja no recorte, colagem, entrevista ou qualquer outra atividade conjunta, o importante é fazer com que eles participem.

Essa é uma maneira de fazer com que percebam alguma dificuldade, ajudem os pequenos e criem laços ainda mais fortes. E tem mais: assim eles ficam sabendo o que os filhos estão aprendendo.

Faça entrevistas com os dois grupos

Conhecer para quem se trabalha é um grande direcionador para um aprendizado infantil mais eficaz. Portanto, entreviste cada um deles e entenda mais sobre o interesse e compreensão de cada um.

Essa é a melhor maneira de direcionar as ações, criar uma parceria ainda mais efetiva e conhecer seu público. Toda criança tem um potencial e saber qual é pode significar uma oportunidade de acelerar e trazer resultados melhores, pois a criança presta muito mais atenção no que está sendo compartilhado.

Explore a tecnologia

Estar nas redes sociais é uma ótima maneira para divulgar e se comunicar com as pessoas — incluindo os pais dos alunos. Somado a isso, as escolas de hoje podem investir em outros caminhos, como um aplicativo móvel ou outras plataformas.

Essa é uma forma de fazer com que professores e pais estejam mais alinhados, trazendo facilidade na hora de difundir uma educação de qualidade e trocar informações.

Agora que você entende melhor como envolver os pais no aprendizado infantil, não deixe de colocar essas dicas em prática e colher os resultados de forma rápida e consistente. Você vai perceber que assim fica bem mais fácil ajudar os alunos em seus progressos.

E você, conhece alguma outra maneira eficiente de fazer isso? Compartilhe no espaço abaixo e ajude outras pessoas também! 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"