Profissão de Professor: inspire-se com a carreira mais importante de todas!

Embora vários obstáculos ainda tenham de ser superados, a profissão de professor é de extrema importância se levarmos em consideração que é ele o grande responsável pela formação de todos os que frequentam uma escola — não somente do ponto de vista educacional, mas também humanístico.

Se você está pensando em seguir essa carreira ou já é professor e pretende mergulhar a fundo na profissão, listamos alguns aspectos que chamam a atenção e fazem do docente um ser de fibra e fonte de inspiração. Confira!

O professor detém o poder de ensinar a todos

Se há uma característica que não podemos deixar de citar na profissão de professor é a capacidade que ele tem de formar cidadãos, isto é, constituir seres vivos pensantes, com capacidade intelectual para alçar voos em suas próprias carreiras.

É enorme o poder que o professor tem sobre seus alunos, ainda que, muitas vezes, ele não tenha dimensão disso. Portanto, a dica é: inspire-se para inspirar. Reconheça a si próprio como um grande educador e faça valer seus ensinamentos.

Uma carreira repleta de desafios

A profissão de professor é desafiadora. Ao lidar com alunos dos mais diversos perfis sociais, econômicos e humanísticos, o educador é posto à prova frequentemente. Ele é responsável por sanar carências intelectuais dos educandos e por transformá-los em pessoas com opinião formada, prontas para disputar uma vaga no mercado de trabalho.

Além disso, ele é desafiado a lidar com as intempéries da profissão, como a falta de valorização, violência no ambiente escolar, baixos salários, pouco investimento por parte do órgãos governamentais e um dos mais graves aspectos da área educacional: a evasão escolar, fator que contribui para o alto nível de analfabetismo funcional (pessoas que somente sabem escrever o nome) no Brasil.

Justamente por lidar com tantos desafios, ser professor torna-se uma carreira de responsabilidade ímpar e até mesmo uma referência para outras profissões.

A tecnologia age a favor da profissão

O tempo em que professor era sinônimo de “cuspe e giz” já passou. Com o avanço tecnológico das últimas décadas, hoje a carreira proporciona uma série de possibilidades. Ser professor sugere ser tecnológico, ser conectado e imbuído da missão de ampliar os horizontes de seus alunos.

Por isso, a hora é de mãos à obra e de buscar atualização, seja por meio de especialização ou de cursos mais breves, focados na arte do pensamento computacional. Os resultados são enormes e saltam aos olhos, sendo bons para você, ótimos para a escola e excelentes para o estudante!

As recompensas valem o esforço

Ser professor tem suas recompensas. Qual é o professor que não se orgulha dos alunos que ele educou? Quem não se emociona ao receber um trabalho benfeito, ao perceber que seu esforço foi recompensado quando recebe a notícia de que um aluno já é universitário, ou ao ser elogiado pelo diretor ou pelos pais pelo bom desempenho do estudante?

Há um longo caminho a percorrer, e a profissão de professor ainda não é valorizada como deveria no Brasil, mas, em um mundo em constante transformação, é possível enxergar uma luz no fim do túnel.

Então, gostou deste artigo? Que tal ler nosso post intitulado Professor atualizado: entenda a importância para sua carreira e participar com sugestões? Estamos à sua disposição e desejamos boa sorte na sua jornada!

1 Comentários

  1. Solicito infirmaries.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"