Volta às aulas: como se preparar para receber os alunos?

As férias estão terminando e vai chegando a hora de receber os alunos novamente. Esse é um bom momento para rever algumas práticas educativas e optar por estratégias pedagógicas que revolucionem e inspirem mudanças na sala de aula.

A escola, então, inicia os preparativos para o segundo semestre letivo. Os alunos também devem ficar atentos e planejar métodos melhores para corrigir erros cometidos no semestre anterior.

E o professor? Este tem um papel fundamental no planejamento das atividades. Portanto, preparamos algumas dicas que serão indispensáveis para uma volta às aulas especial e com ideias inovadoras. Confira!

Trabalhe com a realidade do aluno

É fato que ensinar, nos dias atuais, é um grande desafio. Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida do estudante e o professor precisa acompanhá-los também.

Utilize as ferramentas que seus alunos têm contato — redes sociais, jogos, aplicativos etc. — e desenvolva projetos criativos e divertidos que chamarão a atenção deles. Uma aula monótona e mecânica, em que o professor fique o tempo todo no livro didático, não é mais a realidade da geração do século XXI.

Seja produtivo

A desmotivação ou a incapacidade de alcançar bons resultados levam o professor a ter uma baixa produtividade no trabalho. Procure fazer um planejamento do seu tempo, dê uma aula mais dinâmica e, claro, esteja sempre se atualizando.

É importante a busca diária de instrução e estudo, pois a falta de qualificação faz com que você se sinta incapaz de ser produtivo.

Não lecione apenas dentro da sala de aula

Explore outros ambientes com seus alunos. Promova atividades em lugares diferentes para ampliar o conhecimento adquirido. É importante diversificar a rotina da escola e levá-los para outra realidade.

Vivenciar o conhecimento é a melhor forma de aprender, além de despertar a atenção do estudante devido à mudança de ambiente.

Mantenha um diálogo aberto com seus alunos

Os discentes que são ouvidos pelos professores tendem a ficar mais confiantes e satisfeitos com as aulas. Eles gostam de atenção e de espaço. Portanto, saiba ouvir seus alunos e peça opinião sobre as aulas. Desafie-os, debata com eles e respeite seus limites.

Transforme-os em produtores 

Em meio a tanta tecnologia ao alcance dos alunos, porque não utilizá-la a favor do ensino? Já se sabe que lutar contra os avanços tecnológicos não é uma boa opção, pois essa geração já nasceu conectada ao mundo virtual. Basta aos professores fazerem um bom uso dos recursos tecnológicos.

Ensine os estudantes a serem produtores. Mas como? Dê ideias de criar um blog, um filme ou um vídeo, pois são produções que não serão apagadas ou jogadas fora, como acontece com o papel. Essas atividades ficarão registradas e poderão ser compartilhadas com outras pessoas, dando orgulho aos alunos.

Estude e aprenda novas tecnologias

Dê continuidade a sua carreira capacitando-se cada vez mais. Além de oferecer mais conhecimento e um ensino inovador a seus alunos, você investirá na sua própria vida profissional.

Mesmo que não tenha tempo para estudar, existem especializações semipresenciais em que você precisa ir a um polo físico apenas uma vez ao mês. Não seria uma boa opção? Invista, cada vez mais, em sua carreira e ofereça a seus alunos metodologias novas e eficazes. 

Agora que você conferiu essas dicas para ter uma volta às aulas diferente e cheia de novidades, curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos exclusivos!

 

3 Comentários

  1. Maria Leda Cardoso Pedrosays:

    Gostei muito Achei bem importante tá aderindo a essas vídeo-aula Gostaria de participar

    • Instituto Educacional de Qualificação Profissionalsays:

      Que bom que gostou professora, inscreva-se para receber notificação de novos artigos do blog, Já deu uma olhada em nosso material gratuito?

  2. Instituto Educacional de Qualificação Profissionalsays:

    Obrigado por seu comentário professora! 🙂

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"