3 atividades para um primeiro dia de aula surpreendente

O primeiro dia de aula tem grande significado para os alunos, pois é nesse momento em que há o contato inicial entre os estudantes e os professores. Portanto, preparar atividades para essa ocasião é fundamental!

Essas brincadeiras devem estimular a criatividade dos estudantes, de modo que eles não se sintam tímidos, se apresentem para a classe e comecem a se enturmar.

É importante propor atividades que fujam do comum e que surpreendam os alunos, despertando neles o interesse em conhecer seus colegas de classe e professores naquele momento.

Acompanhe o post a seguir e confira 3 atividades para o primeiro dia de aula que propiciarão um momento surpreendente e muito proveitoso! Vamos lá?

1. “Que música é você?”: diversidade e personalidade

Essa é uma ótima atividade para ser feita com os alunos mais velhos, que já estão no ensino médio e querem demonstrar a sua personalidade e as suas preferências — seja quanto ao gênero musical ou a qualquer outro segmento.

O professor deve iniciar a tarefa informando que cada um precisa escolher o trecho de uma música que o represente ou que diga algo sobre ele. Em seguida, em ordem alfabética, pedir que cada estudante cante o trecho.

Na sequência, o professor deve questionar ao restante da turma o que eles sabem sobre aquela música, se gostam ou não e o que pensam que ela significa para quem a escolheu.

Por fim, os estudantes devem montar um mural em que cada um escreve à mão seu trecho. A atividade mostra a diversidade da turma e permite que eles se expressem por meio da música, a qual é uma importante manifestação artística.

2. Linha do tempo: diversão com fotos antigas

Atividade voltada para os alunos do ensino fundamental, a linha do tempo é ótima para estimular que os estudantes conheçam melhor seus colegas de classe de forma divertida e em formato de um jogo.

A escola deve pedir, antecipadamente, que cada aluno leve três fotos suas para o primeiro dia de aula: uma dele bebê, outra um pouco mais velho e uma atual. No dia da atividade, a professora recolhe as duas primeiras fotos de cada um.

A brincadeira consiste em apresentar as duas primeiras fotos para que os alunos tentem adivinhar quem é o colega. Posteriormente, o professor deve montar um mural com as fotos de cada estudante.

3. Mural das férias: exercício da expressão

Ideal para crianças da educação infantil, essa brincadeira estimula a capacidade de se expressar e relatar fatos e memórias importantes, verbalizando suas opiniões sobre o que estão falando.

Cada um deve receber uma folha para que escrevam e desenhem sobre suas férias, dizendo para onde foram, o que fizeram e o que mais e menos gostaram durante o período. Essas folhas serão coladas em um mural.

Feito isso, a professora pedirá que cada aluno se apresente e conte para toda a turma sua experiência relatada na folha, a fim de que a brincadeira aumente os níveis de interação entre os colegas de classe.

É sempre necessário fugir do comum e propor novas maneiras de os alunos se conectarem e se conhecerem melhor durante as atividades para o primeiro dia de aula.

Agora que você já sabe como surpreender os estudantes, curta a nossa página no Facebook e não perca conteúdos como este!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"